sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Levi´s - A invenção da calça jeans...


Nascido numa família judaica no pequeno vilarejo de Buttenheim (Francônia Superior, hoje região da República Federal da Alemanha), com o nome Löb Strauß (também grafado, por conversão alfabética, como Loeb Strauss), era filho caçula entre sete irmãos. Seu pai, Hirsch Strauß, um pobre vendedor-ambulante, morreu em 1846 quando Löb tinha apenas dezesseis anos. Um ano depois, em 1847, a mãe Rebecca Strauß decidiu emigrar com três dos seus filhos mais novos para os Estados Unidos, seguindo os dois filhos mais velhos. Estes dois irmãos, Jonas e Louis Löb, já moravam há alguns anos em Nova Iorque como comerciantes para produtos têxteis.

Löb Strauß naturalizou-se estadunidense em 1853, mudando seu nome para Levi Strauss.

Seus primeiros anos em Nova Iorque, ele passou trabalhando na loja dos seus irmãos mais velhos. Com as primeiras notícias sobre as descobertas de ouro na Califórnia, decidiu abrir em San Francisco uma loja de tecidos e roupas em 1853, junto com seu cunhado David Stern, fundando assim aquela que viria a se tornar a famosa empresa Levi Strauss & Company.


Em 1872 o costureiro Jacob Davis de Reno (Nevada) propõem a Levi Strauss a ideia de reforçar as costuras das calças usadas pelos mineiros com rebites. O sucesso de venda dessas calças foi tão grande que Strauss e Davis decidiram requerer a patente do produto. O dia 20 de maio de 1873 marca o início da história de sucesso da calça jeans, pois nesse dia foi concedido a United States patent no. 139121 para os assim chamados Waist-Overalls, reforçados com rebites de cobre.


E assim começou. Graças a Levi Strauss...

Fotos e texto: reprodução.